segunda-feira, 27 de março de 2017

ALIMENTOS COM CORANTES PODEM MANCHAR OS DENTES?

Você é o que você come. Apesar de ser um velho ditado, acaba se tornando bem atual com base na alimentação de muita gente nos dias de hoje. Especialistas comprovam que uma boa dieta é essencial para manter a saúde do corpo, do organismo e do sorriso também. Existem vários alimentos e bebidas industrializados e com corante que causam cáries ou, até mesmo, uma erosão dentária. Mas será que também podem manchar os dentes?
ENTENDA POR QUE ISSO ACONTECE
De modo geral, a descoloração dos dentes está associada ao processo de envelhecimento natural. Mas também existem fatores relacionados ao que você come. “Pacientes que possuem uma dieta com alta concentração de alimentos cromogênicos, ricos em corantes naturais ou artificiais, vão apresentar um maior manchamento dos dentes”. Chocolate, café, chá, refrigerante, beterraba, açaí e molho de tomate industrializados são alguns exemplos que estão corriqueiramente presentes nas alimentação de muita gente. Lembrando que os pacientes tabagistas também possuem um risco maior de perder o branco do sorriso.
COM OS CUIDADOS CERTOS, TUDO PODE MUDAR
Hoje em dia, este manchamento ou amarelamento dos dentes pode ser reversível. “Parte destas manchas, as chamadas manchas extrínsecas, podem ser removidas com uma boa higiene bucal”. A escovação promove uma retirada mecânica desses pigmentos mais superficiais, que estão aderidos apenas ao biofilme do esmalte. Por outro lado, se você consumir esses alimentos a todo momento, corre o risco de amarelar os dentes. “A estrutura dental possui ‘pequenos poros’ por onde essas moléculas pigmentadas podem adentrar e se ligarem a estrutura da dentina”.
O CLAREAMENTO DENTAL É A ÚLTIMA SOLUÇÃO
No último caso, quando o corante já está em contato com a dentina, o amarelamento só pode ser removido com clareamento dental. “Um processo químico, onde os radicais livres provenientes do agente clareador penetram na estrutura dentária e realizam a oxidação das cadeias carbônicas que constituem as moléculas pigmentadas”. O tratamento é muito bom e traz seu sorriso branco de volta. Mas como também há outro ditado antigo que diz que é prevenir do que remediar, cuide muito bem da sua alimentação e mantenha bons hábitos higiênicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário